O Cinema noir é um gênero de filmes que se caracteriza por sua atmosfera sombria, sua temática de crime e mistério, e seus personagens cínicos e anti-heróis. O cinema noir se consolidou no período pós-Segunda Guerra Mundial, quando os filmes de Hollywood passaram a explorar temas mais sombrios e complexos. Em 1946, o crítico francês Nino Frank usou pela primeira vez a expressão “cinema noir” para descrever os filmes de crime americanos lançados naquela época.

O estilo visual dos filmes de cinema noir usa luzes e sombras de forma marcante, aposta em enquadramentos em contraponto e ambienta suas histórias em cenários urbanos sombrios.
Alguns exemplos de filmes de cinema noir incluem “O Homem que Sabia Demais”, “Chinatown” e “Coração Selvagem”.

O noir clássico

Noir (em português “filme sombrio”) é uma expressão francesa designada a um fenômeno estético dos filmes policiais que teve o seu ápice nos Estados Unidos nos anos 40 e 50. O cinema noir clássico é uma subcategoria do gênero de cinema noir que se desenvolveu na década de 1940 e 1950, principalmente nos Estados Unidos. Os filmes de cinema noir clássico criam uma atmosfera sombria, apresentam personagens anti-heróis e exploram temas de crime e mistério. Até hoje, esse estilo influencia diretamente o gênero de filmes de crime e mistério.

Possíveis elementos do noir:

– fotografia em preto e branco

– sombras e alto contraste

– personagens masculinos cínicos e desesperados

– presença do arquétipo da mulher fatal

– uso de flashbacks

– uso do ângulo holandês

Como o gênero de cinema noir influenciou outros gêneros de filmes de crime e mistério?

Exerceu uma grande influência em muitos outros gêneros de filmes de crime e mistério que vieram depois dele. Os filmes de cinema noir introduziram uma série de elementos que tornaram-se típicos do gênero, incluindo personagens anti-heróis cínicos, tramas complexas de crime e mistério, e cenários urbanos sombrios e opressivos. Além disso, o cinema noir também foi uma das primeiras vezes que os filmes de Hollywood exploraram temas mais sombrios e adultos, o que foi uma influência importante para muitos outros gêneros de filmes posteriores.Até hoje, muitos filmes de crime e mistério modernos ainda utilizam elementos do cinema noir.

5 Filmes noir para você conhecer

Relíquia Macabra

Um detetive cínico se envolve em uma perigosa missão pela busca de uma estatueta preta do século 16 de valor incalculável. Depois que assassinam seu parceiro, o detetive enfrenta policiais furiosos, encara uma mulher sedutora e confronta vilões excêntricos.

Pacto de sangue

Uma mulher seduz um vendedor de seguros e, em seguida, o convence a matar seu marido. Para isso, o plano precisa parecer um acidente aos olhos da polícia e, ao mesmo tempo, acontecer sob condições específicas, garantindo assim o pagamento dobrado do seguro — 100 mil dólares.

No silêncio da noite

Um roteirista de estúdio relutantemente concorda em adaptar um best-seller barato para o cinema. Mas em vez de ler o livro, ele convence uma tiete dos astros de cinema a acompanhá-lo até  sua casa e contar a história, com suas palavras.

O terceiro homem

Um escritor americano chega a Viena após a Segunda Guerra e, logo em seguida, descobre que alguém matou seu amigo em circunstâncias misteriosas. Então, ele passa a investigar o caso e, durante a investigação, descobre várias inconsistências.

A marca da maldade

O filme narra a história de um inspetor mexicano que, ao investigar um crime, entra em rota de colisão com um policial estadunidense corrupto. Enquanto isso, o cenário se desenrola na fronteira entre México e Estados Unidos. Além disso, ganância e contravenção impulsionam um esquema ilícito de grandes proporções.

Visited 1 times, 1 visit(s) today